quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

APROFUNDANDO - FORMAS E MOVIMENTOS DO NOSSO PLANETA

10 Questões que Valem 1000
01)Sobre o planeta Terra, assinale o que for correto.
01. A Terra não é uma esfera perfeita. Ela é achatada nos pólos e mais larga no equador.
02. Os eclipses acontecem quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados.
04. O movimento de rotação, responsável pelos dias e noites, dura pouco mais de 24 horas, e o movimento de precessão, responsável pela sucessão das estações do ano, dura 366 dias.
08. O equador (latitude 0º) contorna o globo em seu maior diâmetro, dividindo a Terra nos hemisférios norte e sul.
Gab: 11

02)As cidades de Natal-RN, situada a 05º 46’ 37” de latitude sul e 35º 12’ 06” de longitude oeste, e Uruguaiana-RS, situada a 29º 46’ 55” de latitude sul e 57º 02’ 18” de longitude oeste, possuem a mesma hora legal, seguindo o horário de Brasília. Baseadas nessas informações, qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?
01. No solstício de verão, durante o mês de dezembro, a cidade de Natal escurece mais cedo.
02. No solstício de inverno, durante o mês de junho, a cidade de Uruguaiana escurece mais cedo.
04. No equinócio de primavera, durante o mês de setembro, a cidade de Natal recebe primeiramente os raios solares ao amanhecer.
08. Não há diferença no horário do nascer do sol entre as duas cidades.
16. No solstício de outono, durante o mês de março, a cidade de Uruguaiana recebe primeiramente os raios solares ao amanhecer.
Gab: 05
03)A hidrosfera, ou “esfera de água”, corresponde à totalidade das águas dos oceanos e mares, dos sistemas fluviais e lacustres, e a água subterrânea. Costuma-se dizer que a Terra é o Planeta Água. Se essa totalidade de água fosse distribuída uniformemente sobre a superfície terrestre, formaria uma camada com altura média de 3.000 m, considerando a Terra esférica com raio de 6.000 km.
Com as informações acima e em relação ao tema, é correto afirmar:
I. Se a Terra fosse um modelo com 20m de diâmetro, a água seria representada por uma camada de 3 mm de espessura.
II. Se a Terra fosse um modelo com 20m de diâmetro, a água seria representada por uma camada de 5 mm de espessura.
III. Se a Terra fosse um modelo com 12m de diâmetro, a água seria representada por uma camada de 3 m.
IV. Se a Terra fosse um modelo com 12m de diâmetro, a água seria representada por uma camada de 3 mm de espessura.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a)I e II.
b)I e III.
c)II e IV.
d)I, III e IV.
e) II, III e IV.
Gab: C
04)Agora é oficial: Plutão foi rebaixado. A decisão saiu da Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU), realizada em Praga, capital da República Checa.
Descoberto em 1930, pelo cientista americano Clydie Tombaugh, Plutão é objeto de discussão há décadas, principalmente devido ao seu tamanho que foi sendo progressivamente reduzido. Estima-se hoje que ele possua dois mil e trezentos quilômetros de diâmetro, medida muito menor do que a da Terra (12.750 km) ou a da Lua terrestre (3.480 km).
Diário Popular, 25/08/2006. [adapt.]
Com relação às informações acima sobre o Sistema Solar, considere as seguintes afirmativas, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Plutão é muito menor do que se pensava. Além disso, sua órbita é mais elíptica do que a dos planetas do Sistema Solar e se inclina num plano diferente da eclíptica.
( ) Os asteróides e os cometas são corpos celestes de pequena dimensão, compostos por fragmentos de rochas e, ao contrario dos planetas do Sistema Solar, não orbitam ao redor do Sol.
( ) Alguns planetas do Sistema Solar são de fácil localização, como é o caso de Mercúrio e de Vênus, que surgem no horizonte em dois momentos: na direção leste pouco tempo antes de o Sol nascer e na direção oeste logo após o pôr-do-sol.
( ) O Sistema Solar faz parte da Via Láctea, galáxia em forma de espiral, parcialmente visível a olho nu, e é um sistema composto por astros, diversos tipos de estrelas, nuvens, gás e poeira.
( ) Os planetas menores são os mais próximos do sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), enquanto os chamados planetas exteriores (com órbitas exteriores a da Terra) tendem a ser gigantes, como é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, indique a alternativa que apresenta a seqüência correta.
a)FVFFV.
b)VFFFV.
c)FVVVF.
d)FFVVF.
e)VFVVV.
Gab: E
05)No que respeita ao Sol, à Terra ou ao Sistema Solar, assinale o que for correto.
01. A Terra é uma esfera perfeita e tem 6.378 km de diâmetro na Linha do Equador onde a sua circunferência é de pouco mais de 40.000 km.
02. Os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são planetas gigantes ou jupiterianos, de grandes diâmetros e de baixa densidade.
04. O Sol é composto por 73% de hélio, 25% de hidrogênio e 2% de outros elementos como carbono, oxigênio, nitrogênio, neônio e ferro, entre outros.
08. A primeira das leis de Kepler, com relação às órbitas dos planetas em relação ao Sol, diz que os planetas descrevem elipses das quais o Sol ocupa um dos focos.
16. Quando a Lua está entre o Sol e a Terra diz-se que ela está em conjunção e a sua fase é de Lua Nova.
Gab: 26
06)O nosso Sistema Solar é constituído por planetas classificados como internos ou externos. Os internos apresentam composição sólida, graças à presença de rochas e minerais em suas estruturas. Os externos apresentam consistência gasosa, por hélio e hidrogênio, e gelo.
Assinale a única alternativa em que todos os astros citados estão corretamente classificados, hoje, pelos cientistas astronômicos.
a)Internos: Mercúrio, Vênus, Saturno e Terra.
Externos: Marte, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
b)Internos: Mercúrio, Netuno, Terra e Marte.
Externos: Júpiter, Saturno, Urano, Vênus e Plutão.
c)Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Externos: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
d)Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
e)Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Saturno.
Externos: Júpiter, Marte, Urano e Netuno.
Gab: D
07)Imagine uma pessoa na seguinte situação:
· localização: 30º de latitude Norte
· posição: em pé, ereta
· horário: 12 horas
· dia: 22 de dezembro
· direção do olhar: Pólo Sul
Considerando as informações acima, podemos afirmar, com relação a sua sombra, que
a)não há sombra, pois é Solstício de Verão no Hemisfério Norte.
b)não há sombra, pois é o dia em que a Terra se encontra no Periélio.
c)há sombra, a qual se projeta a partir de suas costas.
d)há sombra, a qual se projeta para o lado Sul.
e)há sombra, a qual se projeta para o lado Oeste.
Gab: C
08)A respeito de alguns astros do Sistema Solar, assinale o que for correto.
01. O satélite Io, um dos quatro satélites galileanos do planeta Júpiter, é o mais ativo do Sistema Solar, pois nas suas atividades vulcânicas, diferentes das ocorridas na Terra, desprende nuvens de enxofre através de orifícios de sua superfície.
02. O planeta Plutão é o mais veloz em sua órbita ao redor do Sol, pois quanto mais afastado do mesmo, menor a atração gravitacional do Sol em relação ao planeta e, portanto, maior a velocidade de translação.
04. O planeta Vênus, comparado aos demais planetas do Sistema Solar, gira para trás em seu eixo a cada 243 dias terrestres. A sua translação ao redor do Sol se faz em tempo menor, por isso o seu dia é mais longo do que o seu ano.
08. Os planetas Mercúrio e Vênus não possuem satélites naturais.
16. Os ciclos solares, que ocorrem a cada onze anos, exercem forte influência sobre a Terra. As partículas de radiação solar emitidas em maior quantidade nessas fases de maior atividade solar, além de outras conseqüências, interferem com os sinais de rádio e causam problemas em linhas de transmissão de energia que por vezes resultam em blecautes.
Gab: 29
09)O planeta Terra apresenta algumas características com relação ao seu movimento. Assinale a(s) alternativa (s) correta(s).
01. O planeta Terra não apresenta movimento ao redor de si mesmo, sendo essa uma importante característica desse planeta.
02. O movimento de rotação permite ao homem definir o dia e a noite, as horas e os fusos horários.
04. Translação é o nome dado ao movimento que a Terra realiza em torno do Sol.
08. O movimento que a Terra realiza ao redor da Lua permite a definição das estações do ano - primavera, verão, inverno e outono.
16. A terra gira em torno de si mesma, movimento chamado de rotação. Esse movimento dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Gab: 22
10)Em relação às causas físicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, trópicos de Câncer e de Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico, é correto afirmar:
a)Os círculos Polar Ártico e Polar Antártico têm sua delimitação estabelecida pelos períodos de luz e sombra, que ocorrem devido à conjunção do eixo de inclinação terrestre e do movimento de translação da Terra em torno do Sol.
b)O estabelecimento dos trópicos de Câncer e de Capricórnio está relacionado ao movimento diário do Sol em torno da Terra.
c)O movimento de rotação interfere no estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, bem como dos círculos polares.
d)Todas essas linhas imaginárias que correspondem à latitude e à longitude têm o mesmo valor relativo em graus porque foram estabelecidas segundo o mesmo princípio físico.
e)Cada uma dessas linhas divide a Terra em duas partes iguais.
Gab: A

Nenhum comentário: