quinta-feira, 30 de julho de 2009

ENEM

A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Podemos dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro. Os transportes podem se distinguir pela possessão, onde o transporte público é destinado a qualquer pessoa e o privado é restringido somente a quem os adquiriu. Os transportes contêm três elementos: infra-estrutura, veículos e operações comerciais.
Infra-estrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha.
As operações são as formas como esses veículos utilizam a rede, como leis, diretrizes, códigos, etc. Os meios de transporte ainda podem ser divididos em: - Terrestre: Carros, ônibus, trem, etc. - Aquático: Navios, canoa, barcos, etc. - Aéreos: Aviões, helicópteros, balão, etc. - Tubular: Gasoduto, oleoduto, etc.
Saudações Geográficas!
João Ludgero

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Preprando-se para o ENEM

Como a tendência dos vestibulares que vêm por ai é seguir o estilo ENEM, ou seja explorar habilidades e conhecimentos dos candidatos, vamos disponibilizar alguns infográficos para frequentadores deste que estão se preparando para o vestibular, possam ir exercitando a interpretação dos mesmos, pois as provas do ENEM, vêm recheadas de Mapas, Gráficos, Charges e Tiras.

Agronegócio (também chamado de agribusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura dentro do ponto de vista econômico.Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes. A primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes produtores, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).Na segunda parte, os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos da agropecuária, representados pela indústrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos, etc.E, na terceira parte, estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários, até chegar ao consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados e distribuidores de alimentos.

Saudações Geográficas!
João Ludgero